top of page
Captura de Tela 2025-10-09 às 21.49.03.png

Central de Análise 

A Central de Análises Químicas da Universidade do Estado do Amazonas (CAQ/UEA) possui como foco a oferta de serviços na área de química analítica, especialmente técnicas de cromatografia líquida ou gasosa, além de técnicas de espectrometria (UV-vis e FTIR), possuindo também um ICP-OES para detecção de metais em amostras sólidas ou líquidas.

Equipamentos

A Central de Análises Químicas do grupo de pesquisa QAT atualmente dispõe de equipamentos de médio e grande complexidade em seus laboratórios.

Tensiômetro de Força K20

Equipamento destinado a tarefas de controle de qualidade envolvendo tensão superficial e tensão interfacial. Seu sensor de força de precisão e as sondas com geometria exata garantem resultados confiáveis. Suas aplicações incluem a verificação do envelhecimento de óleos (como óleos de transformador) segundo as normas ASTM D 971 e IEC 62961, a detecção de resíduos de agentes de limpeza na indústria alimentícia, a validação da tensão superficial de surfactantes e agentes de molhamento, e o controle de qualidade de emulsificantes.

Shimadzu TOC-L, combinado com o módulo sólido SSM-5000A

O Shimadzu TOC-L, combinado com o módulo sólido SSM-5000A, serve para a determinação de carbono orgânico total (TOC) e carbono total (TC/IC) em amostras tanto líquidas quanto sólidas. No modo sólido, amostras são queimadas a alta temperatura, liberando CO₂, que é quantificado por detecção infravermelha (NDIR), sendo também equipado com um módulo de detecção de Nitrogênio por quimioluminescência. Esse sistema é muito útil em análises ambientais, caracterização de solos, e controle de pureza de materiais sólidos como carvão ou biomassa.

ICP-9820 (Shimadzu ICP-OES)

O ICP-9820 (Shimadzu ICP-OES) é um espectrômetro de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado. Em química analítica, ele permite a quantificação simultânea de múltiplos elementos metálicos e traços em solução, com boa sensibilidade e faixa dinâmica ampla, sendo empregado em monitoramento ambiental, análise de contaminantes metálicos em águas, solos ou alimentos, e controle de processos industriais.

Calorímetro (IKA C200)

O IKA C200 é um calorímetro de combustão utilizado para medir o poder calorífico de substâncias (energia liberada na combustão completa). Em química analítica, esse tipo de equipamento serve para caracterizar a energia contida em combustíveis sólidos, biomassa ou resíduos, sendo importante em estudos termoquímicos, balanços energéticos e avaliação de materiais orgânicos como fontes de energia

Shimadzu GC-2030 acoplado a um espectrômetro de massa triplo quadrupolo (GC-MS/MS)

O Shimadzu GC-2030 é um cromatógrafo gasoso de alta eficiência acoplado a um espectrômetro de massa triplo quadrupolo (GC-MS/MS), além de contar com módulos de injeção por headspace (HS) e por SPME (microextração em fase sólida). Sua combinação proporciona uma elevada seletividade e sensibilidade na identificação e quantificação de compostos voláteis e semivoláteis: o módulo HS permite analisar compostos voláteis presentes no headspace, enquanto o SPME facilita a extração direta de analitos de interesse sem solventes, concentrando-os na fibra extratora. Em química analítica, esse sistema é usado para detectar e quantificar VOCs (compostos orgânicos voláteis), solventes residuais, terpenos, álcoois, compostos de aroma, contaminantes ambientais e metabólitos voláteis em matrizes complexas como alimentos, bebidas, amostras ambientais e amostras biológicas.

Shimadzu Nexis GC-2030

O Shimadzu Nexis GC-2030 em nosso sistema foi adaptado para operar com três detectores, 1 BID (Detector de Ionização por Descarga com Barreira Dielétrica) e 2 TCD’s (Detector de Condutividade Térmica), além de possuir configuração para manter sete colunas simultaneamente instaladas. Esse arranjo avançado oferece flexibilidade analítica, permitindo escolher o detector ideal conforme o tipo de composto e a faixa de concentração. O objetivo principal dessa versão é a análise de gás natural, onde múltiplas frações (gases permanentes, hidrocarbonetos leves, compostos sulfurados etc.) podem ser separadas em diferentes colunas e detectadas por detectores específicos para cada tipo de analito.

Shimadzu GC-2010 Plus acoplado a FID

O Shimadzu GC-2010 Plus (ou GC-2010 Pro), equipado com FID (Detector de Ionização de Chama) é um cromatógrafo gasoso de uso rotineiro com aquecimento e resfriamento rápidos e sensibilidade elevada, ideal para análises de rotina com alto rendimento. Esse equipamento é ideal para a análise de substâncias conhecidas, especialmente em análises que exigem uma grande quantidade de injeções consecutivas, como o acompanhamento da produção de etanol em uma fermentação.

HPLC acoplado a um DAD e FD

Um sistema de HPLC acoplado a um DAD (detector de diodo-array) e a um detector de fluorescência permite que se façam análises muito sensíveis e seletivas de compostos que fluorescem naturalmente ou que podem ser derivatizados para fluorescência. O DAD fornece informação espectral em múltiplos comprimentos de onda ao longo do tempo de eluição, ajudando a verificar a pureza dos picos e distinguir compostos com espectros diferentes, enquanto o detector de fluorescência complementa com sensibilidade elevada para compostos traço, reduzindo interferências não fluorescentes. Esse arranjo é útil, por exemplo, na quantificação de vitaminas, fluoresceína, compostos aromáticos policíclicos, aminas fluorescentes ou metabólitos biomarcadores em alimentos, fármacos, matrices biológicas e ambientais.

HPLC acoplado a um DAD e RID

O outro sistema de HPLC acoplado a um DAD e a um detector de índice de refração (RID) combina o caráter espectral do DAD com a detecção universal proporcionada pelo RI. O DAD captura a absorbância UV/Vis e fornece perfis espectrais para identificação e confirmação de pico, enquanto o detector de índice de refração permite detectar substâncias que não absorvem luz no UV/Vis (por exemplo açúcares, álcoois, lipídios ou polímeros). Esse sistema é empregado especialmente em estudos envolvendo carboidratos, polímeros, álcoois ou aditivos alimentares que não têm cromóforo, ou ainda em caracterização de frações em misturas complexas onde alguns componentes não são detectáveis por UV.

HPLC preparativo (Shimadzu)

O HPLC preparativo (Shimadzu) é uma variação de HPLC utilizada não apenas para separação analítica, mas para isolar em maior escala frações purificadas de compostos desejados. Esse equipamento permite obter compostos puros (em quantidades mensuráveis) para posterior caracterização estrutural e (por exemplo por espectrometria de massa, Ressonância Magnética Nuclear, entre outras técnicas).

Espectrofotômetro Shimadzu UV-1800

O Shimadzu UV-1800 é um espectrofotômetro na faixa UV-Visível usado para medir absorbância ou transmitância de amostras em função do comprimento de onda. Na química analítica, esse instrumento é amplamente utilizado para quantificar concentrações de substâncias que absorvem luz (como corantes, compostos fenólicos, proteínas, pigmentos), verificar pureza de amostras e determinar constantes espectroscópicas segundo a Lei de Beer-Lambert.

Espectrofotômetro de infravermelho Shimadzu IRAffinity-1S

O Shimadzu IRAffinity-1S é um espectrofotômetro de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) compacto e de bancada, projetado para oferecer alto desempenho e facilidade de uso. Apresentando alta sensibilidade (relação sinal/ruído de até 30.000:1) e resolução máxima de 0,5 cm⁻¹; ele é usado em química analítica para identificar grupos funcionais e caracterizar compostos orgânicos e inorgânicos em amostras líquidas, sólidas ou filmes.

qat 1_edited.png

Localização

Av. Darcy Vargas, 1.200 - Parque Dez de Novembro, Manaus - AM, 69050-020

  • Instagram
  • Facebook

© 2023 GP- QAT - Todos os direitos reservados.

bottom of page